السبت، 11 نوفمبر 2017

📚 FRAQUEZA NA FÉ - (FINAL)


📚 FRAQUEZA NA FÉ - (FINAL)
A hipocrisia é fortemente condenada no Islã. Aqueles de nós que não podem caminhar a conversa na vida diária sobre o Islã dentro de suas casas, bem como fora dela, sofrem com a fraqueza de sua fé. É imperativo, portanto, que alguém que pregue aos outros deve seguir os ensinamentos. Allah diz:
“Ó fiéis, por que dizeis o que não fazeis?
É enormemente odioso, perante Deus, dizerdes o que não fazeis.” (Alcorão 61:2-3)
Não dando importância ao que é aprovado por Deus e ao que é reprovado, leva algumas pessoas a encontrar atalhos e seguir o território do haram. Isso os envolve em atos indesejáveis.
Essa fraqueza de fé nutre uma atitude que busca qualquer fatwa que proporcione legitimidade às ações desejadas. Isso mostra a prontidão de alguém para cometer o primeiro nível de haram, levando pequenos pecados levianamente. Isso pode levar a ousadia a transgredir ainda mais e a violar os limites estabelecidos por Alá. É por esta razão que, por exemplo, no verso seguinte, Deus não só proibiu o ato de "zina", mas também nos disse para não chegar perto disso (por meio de atos que gradualmente empurra um para zina).
“Evitai a fornicação, porque é uma obscenidade e um péssimo exemplo!” (Alcorão 17:32)
Quando a intenção de corrigir alguém vai muito longe e é superada pelo desejo de estar certo, entra-se no domínio da argumentação e disputa. Isso, por sua vez, é uma fraqueza da fé.
Argumentar sem provas e sem uma boa razão leva um longe do caminho direto, e a maioria das pessoas entra em argumentos inúteis sem conhecimento ou orientação ou referência ao Alcorão. Os argumentos fúteis devem ser evitados como o Profeta (saw) disse:
"Eu garanto uma casa nos arredores do Paraíso para aquele que abandona o argumento, mesmo quando ele está certo." (Relatado por Abu Dawood)
A fraqueza da fé faz com que uma pessoa tome os pecados levemente, e ele não pensa que ele tenha feito algo errado. Descrevendo a diferença na atitude do crente e do hipócrita.
“O crente vê seus pecados como se estivesse sentado debaixo de uma montanha, que ele teme cairá sobre ele, enquanto o pecador vê seus pecados, como se fosse uma mosca que passasse pelo nariz e ele diz tal e como a ele" [Reportado por al-Bukhaari, al-Fath, 11/102]
Cometer pecados sem considerar a sua seriedade pode desensibilizar, aos seus efeitos e, eventualmente, encorajar alguém a publicá-los. Em relação a essa pessoa, o Profeta (saw) disse:
“Toda a minha ummah ficará bem, exceto aqueles que cometeram o pecado abertamente, um exemplo de qual é um homem que faz alguma coisa à noite, e quando a manhã chega e Deus dissimulou seu pecado, ele diz: 'O de tal e tal, Eu fiz isso e tal ontem. "Seu Senhor cobriu seu pecado a noite toda, mas ele descobriu o que Deus havia escondido.”
[Relatado por al-Bukhaari, Fath 10/486].
A dureza do coração é outro sintoma da fé fraca. Pode-se facilmente detectar tal dureza quando o coração de alguém permanece impassível mesmo por lembretes da morte ou por ver os mortos e assistir a funerais. Uma pessoa pode levar os mortos para o túmulo e lançar a terra no túmulo, mas não reconhecer a gravidade do que todos nos enfrentaremos um dia. Allah descreve essa condição quando Ele (swt) diz:
“Apesar disso os vossos corações se endurecem; são como as rochas, ou ainda mais duros. De algumas rochas brotam rios e outras se fendem e delas mana a água, e há ainda outras que desmoronam, por temor a Deus. Mas Deus não está desatento a tudo quanto fazeis.” (Alcorão 2:74)
A orientação islâmica encoraja alguém a gastar suas riquezas em várias causas, como os pobres e outras ações nobres. Allah diz:
“Aqueles que gastam os bens pela causa de Deus, sem acompanhar a sua caridade com exprobação ou agravos, terão a sua recompensa ao lado do Senhor e não serão presas do temor, nem se atribularão.” (Alcorão 2:262)
No entanto, a relutância em gastar com aqueles que estão na necessidade por medo de que a própria riqueza seja diminuída, é uma clara indicação da fraqueza da fé em Deus, O Benevolente, O Provedor.
Uma pessoa com uma fé forte sabe que Deus confere Suas bênçãos a quem Ele deseja. A fraqueza da fé, no entanto, pode nos fazer questionar a justiça de tudo isso, levando-nos a comparar nossas bênçãos com outros que dão à luz sentimentos de inveja e ciúmes. Invejando os outros e sentindo ciúmes de bens mundanos que outros têm contra os ensinamentos de Deus e Seu profeta (saw). O Profeta (saw) disse:
"Iman e inveja não existem juntos no coração do verdadeiro escravo". [Relatado por Abu Dawood, 5/150]
A obsessão de ter vários luxos e comodidades desta vida criou uma cultura de passagem estreita, hipnotizando aqueles cuja fé não é tão forte. Quer se trate de ficar em sintonia com as últimas tendências da moda, ou a necessidade de ter os últimos aparelho e fantasia de vida, a atração de tais luxos está desviando a atenção dos assuntos da vida vital.
Devemos saber que tais obsessões trazem os riscos de consumir a vida até o ponto em que começamos a negligenciar nossas responsabilidades em relação ao nosso Criador e às famílias.
A falta de interesse nos assuntos dos muçulmanos, seja ao fazer dua, dar caridade ou ajudá-los, é outro sinal de fé fraca. É ainda pior quando um permanece despreocupado e indiferente à opressão, à supressão e aos desastres sofridos por outros muçulmanos em outras partes do mundo.
Conhecer a existência do problema é um pré-requisito para encontrar a solução desses problemas. A avaliação constante de nós mesmos pode nos ajudar a estar atento a esses sintomas. Uma vez que sabemos sobre a existência de tais sintomas, podemos trabalhar para curá-los em nossos corações e ações.
🤩VENHA CONHECER O ISLAM
❣️AGUARDAMOS SUA MENSAGEM FICAREMOS FELIZES EM FALAR COM VOCÊ❣️

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق