الجمعة، 3 نوفمبر 2017

📚 A CRENÇA NA VIDA FUTURA (AKHIRAH)


📚 A CRENÇA NA VIDA FUTURA (AKHIRAH)
É um dos seis princípios da fé de um muçulmano (os outros são crença em Deus único, Seus anjos, Seus livros revelados, Seus profetas e mensageiros, e Qada wal-Qadr(o decreto Divino). Deus nos fornece a imagem completa de nossa existência neste versículo no Alcorão:
“Como ousais negar a Deus, uma vez que éreis inertes e Ele vos deu a vida, depois vos fará morrer, depois vos ressuscitará e então retornais a Ele?” (Alcorão 2:28)
Os versos deixam claro que esta vida (dunya) constitui a primeira parte de nossa jornada, após a qual morreremos e ressuscitaremos (na vida futura) e, dependendo do nosso desempenho nesta vida, receberemos recompensas ou punições.
Sabemos de nossas observações e também das revelações aos profetas que nosso tempo nesta vida é limitado. Na melhor das hipóteses, temos alguns anos e depois passaremos para um mundo sobre o qual o Alcorão fornece numerosas referências. Allah repetidamente nos lembra no Alcorão (um fato que também foi esclarecido pelo Profeta (saws) que o valor dessa vida (dunya) em comparação com o futuro (Aakhirah) é muito minúsculo. Considere alguns dos versos do Alcorão sobre este tópico:
“Ó fiéis, que sucedeu quando vos foi dito para partirdes para o combate pela causa de Deus, e vós ficastes apegados à terra? Acaso, preferíeis a vida terrena à outra? Que ínfimos são os gozos deste mundo, comparados com os do outro!” (Alcorão 9:38)
“Deus prodigaliza ou restringe o Seu sustento a quem Lhe apraz. Eles se regozijam da vida terrena; porém, o que é a vida terrena, comparada com a outra, senão um prazer transitório?” (Alcorão 13:26)
“Que é a vida terrena senão jogo e diversão frívola? A morada na outra vida é preferível para os tementes. Noa o compreendeis?” (Alcorão 6:32)
Então, ao comparar essa vida com um prazer, uma diversão, uma diversão, um prazer, uma diversão e um engano, Allah, o onisciente, colocou claramente a questão sobre o futuro em perspectiva para ponderar e refletir. Ele nos adverte a não nos deixar levar pelos encantos desta vida porque, em comparação com a vida futura, esta vida tem uma extensão bastante limitada.
E à medida que passamos por enfrentar os desafios da vida, bem como suas atrações, temos que garantir que não nos desviemos do caminho reto. Seja o desvio de tentações, ou problemas e sofrimentos, sempre devemos ter cuidado de não ter nossas mentes presas às filosofias artificiais, mas sim aderir ao caminho reto marcado por Allah (também conhecido como Sirat-ul-Mustaqeem em Surah Al-Fatihah.)
O Profeta (saw), também, esclareceu o valor desta vida em relação a vida futura. Ele disse:
"A vida deste mundo em comparação com a vida futura é como se um de vocês colocasse o dedo no oceano e ao retirá-la novamente, em seguida, compare a água que permanece no dedo com a água que permanece no oceano" [Sahîh Muslim (2858)].
Ibn 'Umar disse: O Mensageiro de Allah (saw) me pegou pelo ombro e disse: "Esteja neste mundo como se fosse um estranho ou um viajante / passageiro".
Sabendo o tempo limitado que temos nesta vida, dando-lhe nada mais do que a sua devida proporção, portanto, não seria prudente. Mas também sabemos que Allah fez esta vida um teste e o adornou com suficientes tentações e atrações para que os fracos entre nós sejam desviados e enganados. Para tais pessoas, Deus nos adverte no Alcorão nas seguintes palavras:
“Ó humanos, a promessa de Deus é inexorável! Que a vida terrena não vos iluda, nem vos engane o sedutor, com respeito a Deus.” (Alcorão 35:5)
Mas a realidade é que as atrações desta vida nos impedem de ver o grande quadro que inclui a nossa eminente partida desta vida e, depois, ressuscitar na próxima vida eterna. Temendo que nossos meios de sustento nesta vida sejam indispensáveis, cometemos o erro de transformar os meios em objetivos. Nós corremos atrás da riqueza acreditando que ele compra e assegura nosso presente e o futuro. Assim, ficamos obcecados com a obtenção de benefícios, prazeres e confortos e, ao fazê-lo, seguimos adquirindo mais poder e autoridade. Nós lutamos e competimos com outros em busca disto e perdemos de vista o futuro. Deus reflete essa situação nos seguintes versículos:
“A cobiça vos entreterá; Até que desçais aos sepulcros.” (Alcorão 102:1-2)
Ele também diz:
"Não! Se você soubesse com um conhecimento certo (o resultado final de acumulação, você não teria ocupado você mesmo em coisas mundanas) ". (Alcorão 102:5)
"Mas busque, com essa (riqueza) que Allah lhe concedeu, o lar do futuro, e não esqueça sua parcela de prazeres legais neste mundo; e faça o bem como Deus foi bom para você, e não busque mal na terra. Em verdade, Deus não gosta do Mufsidun (aqueles que cometem grandes crimes e pecados, opressores, tiranos, criminosos e corruptores)" (Alcorão 28:77)
No entanto, ao viver esta vida, nenhum deles deve prevalecer sobre os Comandos de Deus e nenhum deles deve nos desviar de nosso verdadeiro propósito de vida. O desejo de alcançar o Favor de Allah (swt) deve substituir todas as outras considerações. Allah diz no Alcorão:
“Bem-aventurado aquele que se purificar;
E mencionar o nome do seu Senhor e orar!
Entretanto, vós, (ó incrédulos) preferis a vida terrena,
Ainda que a outra seja preferível, e mais duradoura!
Em verdade, isto se acha nos Livros primitivos,
Nos Livros de Abraão e de Moisés.
(Alcorão 87:14-19)
Podemos, portanto, nos conduzir trazendo mais islã em nossas vidas. Por exemplo, podemos nos tornar sábios em nossas interações e relações entre nós, cumprir nossa confiança e deveres uns com os outros, ser paciente em circunstâncias adversas com uma Fé inabalável em Deus, tornar-nos grato a Deus por Suas bênçãos e mostrar gratidão às pessoas com o Bem, para o que obtenhamos deles, ganhemos nosso meio de vida através de meios legais, e assim por diante. Vamos lembrar de que, quando vivemos nossas vidas de acordo com o que o Islã nos ensina, não só vivemos vidas satisfatórias, também agradamos a Allah e, assim, contribuímos para créditos que contarão na vida futura.
🤩VENHA CONHECER O ISLAM
❣️AGUARDAMOS SUA MENSAGEM FICAREMOS FELIZES EM FALAR COM VOCÊ❣️

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق