الجمعة، 21 ديسمبر 2018

Se for impossível ao doente rezar em pé,

تمت مشاركة ‏صورة‏ من قبل ‏‎Koky Noor‎‏.
Chat Islam Online Português
Se for impossível ao doente rezar em pé, ele rezará sentado, fazendo assim, também as genuflexões e prostração.
Se ele não puder inclinar-se ou prostrar-se, fará, simplesmente, um gesto com a cabeça, adiantando-se um pouco mais, em sinal de prostração.
Se não puder rezar sentado, fá-lo-á deitado, de lado, em direção a Caaba.
Se não puder faze-lo assim, poderá rezar também recostado, com o rosto para cima e os pés na direção de Caaba, fazendo sinais com os olhos, em vez de inclinar-se ou prostrar-se.
Se, finalmente, não puder fazer nada disso, responderá pela sua oração em outra ocasião. Tal é a importância da oração no Islam. Devemos pratica-la, não importa qual seja o nosso estado ou disposição, e não é permitido omitirmo-nos dela, mesmo estando doentes.
A Oração Coletiva
O Islam é a religião da unidade e do monoteísmo. Ele convida a proclamar a unidade de Deus, Exaltado e Bendito seja, assim como também a unidade dos crentes, que devem aferrar-se ao sólido caminho de Deus.
É por tudo isso que os muçulmanos foram chamados a se reunir, na mesquita e fazer, nela, a oração, para que se conheçam uns aos outros, se amem, se aconselhem mutuamente, reforcem o vínculo entre eles e recomendem, uns aos outros, seguir a senda da verdade e da justiça, e se armem de perseverança.
O Islam elevou a oração comunitária vinte e sete graus acima da oração individual, sendo este um sinal da grandeza e da importância que dá à primeira.
Eis, a seguir, algumas tradições, transmitidas pelo Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz), sobre a importância da oração coletiva:
Ibn Omar narrou que o Mensageiro de Deus disse:
“A oração coletiva supera em vinte e sete graus a oração individual”.
(Transmitido por Al-Bukhari e Muslim).
Abud-Dardá relatou as seguintes palavras, que ouviu do Mensageiro de Deus:
“Não existe um grupo de três pessoas, quer na cidade ou no campo, entre as quais não se anuncie a oração coletiva, sem que o diabo as tenha posto sob o seu domínio. Recomendo-vos que pratiquem a oração coletiva, porque o lobo não come, do rebanho senão o animal que se afastou dele”.
(Relatado por Abu Daoud e por An-Nissá’i).
Ibn Anas relatou que o Mensageiro de Deus disse:
“A falta de sociabilidade, toda a falta de sociabilidade, a incredulidade e a hipocrisia, são as características daquele que ouve o arauto de Deus (muézin) convocar o povo à oração, mas não o atende”.
(Relatado por Ahmad).
Ibn Ummi Maktum narrou:
“Perguntei: Ó Mensageiro de Deus, sou cego, minha casa fica longe da mesquita e tenho um guia que não me trata bem; permites-me que reze em casa? Ele respondeu: Ouves o chamado do muézin? Disse-lhe: Sim! Ele então disse: não vejo maneira de permitir”.
(Transmitido por Ahmad e Abu Daoud).
Em outra ocasião, narrou ter dito ao Profeta:
“Ó Mensageiro de Deus! Minha casa fica longe da Mesquita, sou cego, mas escuto o chamado do muézin. Ele disse: quando ouvires o chamado do muézin, atende-o mesmo que tenhas de engatinhar ou arrastar-te sobre os cotovelos”.
(Transmitido por Ahmad e por At-Tabari).
Nestas tradições se esclarece a importância da oração coletiva. Observe-a assiduamente e não a abandone nunca, porque dessa obrigação não se dispensa nem mesmo um cego. Tema, pois, a Deus, e saiba que a oração é um dever de todo varão responsável, a não ser que tenha uma justificativa real, tal como doença, medo ou algo parecido, que cause muita fadiga ou prejuízo.
A oração coletiva é uma das maiores tradições do Islam.
É permitidos às mulheres assistir à oração coletiva na mesquita, e seus maridos não poderão impedir que elas o façam, salvo se existir nisso algum risco real.
Obtem-se recompensa pela oração coletiva, inclusive se forem poucas as pessoas que a realizem (a partir de duas), e inda que uma delas seja criança ou uma mulher; mas, quanto maior for o numero, melhor.
A oração coletiva está entre os maiores ritos do Islam e entre os melhores atos de devoção que nos aproximam de deus, e é durante esta que se põem, diante de Deus, tanto o grande como o pequeno, tanto o rico como o pobre, o forte como o débil, sem que exista qualquer diferença entre eles. Todos são iguais para Deus, sendo o melhor aquele que for mais devoto. Na oração coletiva personificam-se a justiça, a igualdade e a obediência. Sendo assim o rico e o pobre, o rei e o escravo, mantêm-se de pé em um único e igual nível e se agrupam em um mesmo e único lugar.
Se os muçulmanos soubessem da sua profunda significação jamais a abandonariam ou a negligenciariam, deixando vazias as casas de Deus.
Conheça Nosso Site e Converse On Line
www.chatislamonline.org/pt

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق